Um programa de computador era um conjunto de instruções de máquina, escritas, em geral, em código binário (linguagem de máquina), que eram colocadas na memória do computado que "disparava" o início do mesmo e se encarregava de gerar resultados. Devido a essa forma de execução o uso de um computador estava restrito as pessoas que conseguiam "decifrar" essa linguagem de maquina. Foi nesse contexto que apareceram as linguagens de Montagem e os Sistemas Operacionais.
A seguir, surgiram as linguagens de programação de alto nível e seus correspondentes compiladores. Os compiladores eram programas que se encarregavam de converter programas escritos em uma linguagem que assemelhava-se à linguagem humana para programas escritos em linguagem de máquina.
Dentro das linguagens desse tipo que atingiram um grande sucesso, encontram-se:
- FORTRAN, nas aplicações técnicocientíficas
- COBOL, nas aplicações administrativo-financeiras.
O surgimento dessas linguagens permitiu que o campo de ação dos computadores se expandisse significativamente. Foi nesta época que surgiram, nas empresas e as grandes corporações que incorporaram o uso de computadores nas suas atividades, os CPDs (Centros de Processamento de Dados). Os cursos de computação inexistiam nessa época. Desta forma, pode-se concluir que o uso de computadores era totalmente centralizado; os usuários eram treinados para usar os novos sistemas.
Fonte: A Evolução dos Software
Nenhum comentário:
Postar um comentário